resumo
A abordagem do
conteúdo Ética em Filosofia no Ensino Médio se revela de extrema importância
para a formação do jovem. O tema propõe a reflexão sobre as ações humanas e sua
importância recai sobre a conduta e as relações, abaladas frente ao mundo
contemporâneo. Segundo a Lei das Diretrizes Curriculares para a Educação Básica
aqui no Brasil é obrigatória a inclusão da disciplinas Filosofia e Sociologia no currículo. O conteúdo desse
artigo aborda a
possibilidade do ensino de Filosofia com o tema Ética e outros temas
transversais no ensino médio com a inovação de utilizar outros ambientes de
aprendizagem. Usaremos um aplicativo que é uma das mais novas oportunidades
tecnológicas para a comunicação e troca de mensagens: o Whats App. A partir de uma sequência didática dinâmica e interativa
concluímos que, na atualidade, o professor precisa ter consciência de que sua
ação profissional competente pode melhorar muito a compreensão e formação dos
alunos com o uso de novas tecnologias.
Palavras-chave: tecnologias,
ética, educação, aula interativa.
O USO DAS TDCI’s NO ENSINO DE FILOSOFIA
Ética: valores que
definem o que “quero” e o que “ posso”.
Devo, porque nem tudo
que eu quero, eu posso,
nem tudo o que eu
posso eu devo e nem tudo
o que eu devo eu
quero.
(Eça de Queiroz)
No Brasil, os Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCN) do ensino fundamental ao médio defende-se a
inclusão do ensino de Ética na escola
como um tema transversal que deveria perpassar todas as disciplinas. A
perspectiva era a de que a comunidade escolar se engajasse no trabalho efetivo
com uma educação voltada para a cidadania, vista como “eixo vertebrador da
educação escolar” (Brasil. MEC, 1998a, p. 23), visando à formação de alunos
capazes de desenvolverem o pensamento crítico acerca dos problemas relativos à
convivência social.
Com a divulgação dos Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCN), a discussão acerca da ética, moral e da cidadania
tornou-se mais corrente, uma vez que tais documentos apontam esses termos como
elementos-chave para a educação no País. Observa-se, nesse sentido, que as
discussões envolvendo o conceito de ética, moral e civismo estiveram e ainda
estão presentes no campo educacional.
Para
desenvolver alguns temas mais delicados como Ética no Ensino Médio, professores podem utilizar algumas tecnologias
de comunicação e informação e que são utilizadas em educação de uma forma bem
diferente do seu uso costumeiro, como mídias, voltadas para a informação e
entretenimento de um público amplo. “As pessoas envolvidas no processo
educativo – professores e alunos - são determinadas e formam um grupo
específico; os fins a que se destinam são pré-definidos estão diretamente
articulados com os objetivos do ensino e da aprendizagem”, é o que diz Vani
Kenski. **
Segundo
Vani Moreira Kenski, a tecnologia desde tempos remotos , vêm ditando o
comportamento do Homem e da Sociedade em que vive , de modo que esta tecnologia
mudou o sentido e a forma de como se projeta um padrão de vida . Segundo a
autora, a tecnolgia e sua característica evolutiva, pode ser ( e geralmente é )
manipulada para responder ou até justificar determinadas situações recorrentes
, com visto em jornais e meios de comunicação ( tecnologia ) que podem
perfeitamente mudar , isto é apoiar ou não determinada ação governamental na
sociedade, como por exemplo: se o uso da tecnolgia em produzir alimentos geneticamente
modificados para suprir a falta desses.
Trazendo
novos rumos para a educação e o ensino de filosofia as tecnologias em salas de aula permitem que a
interatividade e o maior – e mais rápido - acesso à informação cheguem aos
alunos de forma interessante. O uso de tablets,
lousas digitais, datashow, redes sociais, sites educativos e aplicativos de
mensagens instantâneas como o Whats App vêm se tornando grandes parceiros dos
professores na hora de ensinar. São dinâmicos e provocam o interesse dos alunos
combinando dinamismo, interatividade e acesso à informações trocadas em
velocidade instigante.
O Whats App, a evolução móvel é uma dessas ferramentas mais
interativas do momento com o Messenger, que permite aos usuários a troca de
mensagens gratuitas por meio da internet. Numa aula de Filosofia, a partir do
tema proposto e de um programa de atividades programadas cuidadosamente, o
professor poderá incentivar a reflexão sobre o tema iniciando com o
estabelecimento das regras para postagens. Então os alunos irão poder iniciar
conversas online com seus contatos e também criar e participar de grupos,
compartilhando arquivos de texto, áudios, imagens e vídeos.
Queremos
dizer que o professor pode viabilizar a mobilização para a reflexão e compreensão
do tema filosófico proposto e, sem dúvida, nas aulas, esses recursos tornam-se
ferramentas que auxiliam ao despertar da atividade crítica que, trabalhados com
o rigor próprio da Filosofia, colaboram na formação do pensamento crítico. Em propostas
como esta o uso de vários recursos nas aulas de Ética, como filmes, vídeos,
textos, frases, além do aplicativo, se faz necessário e interessante e espera-se
que o professor conduza o estudante ao desenvolvimento de um raciocínio
reflexivo. Através deste processo e das atividades que vão fazer parte da sequência
didática o estudante poderá compreender melhor conceitos e temas recorrentes e
que são essenciais para o trabalho e desenvolvimento do conteúdo desta disciplina.
Primeiro momento
O
estabelecimento de regras de postagens e a apresentação do tema proposto.
Apresentação de um breve histórico sobre o tema Ética na Antiguidade.
Sensibilização:
Reflexão a partir da música Epitáfio (Titãs). Leitura do trecho “A Ética de
Nicômano”. Breve histórico de como a Ética era entendida na Antiguidade.
Segundo momento
Problematização:
Como posso julgar se isto é Ético? Interação entre os estudantes para a
formação de grupos (cada um com seu monitor). Os alunos serão instigados a
apresentar o conceito de ética e de com. O professor faz a distribuição dos
vídeos e outras postagens (fotos, textos, relatos) via Whats App para fomentar
as atividades dos alunos.
Terceiro momento:
Distribuição
de vídeos, frases e outras postagens pelo Wats App pelos alunos. Análise de
vídeos postados acerca do tema.
Discussão e considerações sobre as postagens. Depois, é a vez de os alunos
fazerem as postagens (frases, fotos, vídeos, relatos...).
Quarto momento:
Seminário
no qual os alunos apresentarão as considerações sobre o assunto através de
slides com os três conteúdos abordados:
Ø Conceito sobre Ética desde a Antiguidade;
Ø A ética no lar: ensinando cidadania aos filhos;
Ø A ética nos relacionamentos (pessoais e
profissionais).
A AVALIAÇÃO:
•
Participação em sala;
•
Apresentação do Seminário; e,
•
Produção de texto.
A avaliação desta proposta será pautada
numa investigação acerca do conteúdo desenvolvido, adotando-se a observação do
envolvimento dos participantes no decorrer das aulas.
Na produção de texto o aluno deverá
apresentar sua análise acerca dos conceitos que foram colocados para reflexão
durante as atividades.
Recursos:
•
Celulares dos Alunos
•
Tabletes
•
Aplicativo WhatsApp
•
Papel, lápis, caneta, borracha.
CONCLUSÃO
Com o advento das
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) nas aulas de Filosofia aumenta
consideravelmente o interesse dos alunos desde que o professor saiba conduzir
as atividades de forma dinâmica e responsável. É possível abordar temas muito
instigantes partindo de postagens que devem ser
escolhidas previamente pelo professor para que não se afaste do tema
proposto visto que o excesso de informações veiculadas podem interferir no andamento da sequência didática.
O educando precisa de atividades voltadas para o desenvolvimento crítico e para
sua formação moral e ética. A dificuldade
na proposta talvez seja a falta de estrutura que algumas escolas têm no acesso
de celulares e outros equipamentos eletrônicos. Mas a metodologia agrada
efetivamente o desenvolvimento do
processo de ensino aprendizagem diante do tema que foi proposto. Os estudantes
se sentem mais motivados em relação aos estudos de Filosofia, há maior
interação entre eles e, talvez até
desmitifiquem sobre o uso equivocado de celulares com aplicativos e redes
sociais durantes as aulas para outros fins não didáticos.
"Se,
na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para
transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de
mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha
utopia, mas participar de práticas com ela coerentes." [Paulo Freire]
** Vani Moreira Kenski é Doutora e Mestre em Educação e Licenciada em Pedagogia e Geografia. É Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP). Diretora da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED).
Abaixo segue os slides em forma de vídeo sobre a apresentação do tema proposto.
Você também pode ver esse vídeo em nosso canal!
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