Como foi escrito na postagem anterior, dessa vez o recurso utilizado foi o Prezi. O Prezi é um software online para a criação de apresentações não lineares (alternativa ao Power Point, Keynote, Impress, etc). http://www.prezi.com.br/
Depois do resumo sobre o Tema que intitula essa postagem, iremos apresentar um vídeo com a apresentação feita no programa prezi de modo interativo.
O Plágio Acadêmico configura-se
como uma violação aos direitos autorais de outrem. O uso da internet é uma ferramenta de pesquisa que está
disponível de forma acessível aos alunos, e é uma das mais utilizadas.
Durante o Seminário foi discutido a acessibilidade e os motivos que
levam o aluno a fazer a prática de cópias em atividades acadêmicas; isso em
vários níveis de aprendizagem que vão do Ensino Fundamental ao Ensino Superior.
Utilizando o auxílio do programa Prezi*, foi exposto que há poucos
educadores realmente conscientes das possibilidades de aprendizagem, e que nem todos
planejam pesquisas voltadas a essaforma de aprendizagem, que dizem respeito ao
uso das TICs. O resultado que normalmente se vê, e se critica, são trabalhos de
pesquisa que constem basicamente nos processos de Ctrl+c & Ctrl+v, ou seja,
na cópia e cola de textos que posteriormente são impressos e entregues ao
professor. Mas o grande questionamento é se o plágio trata-se uma “falha de
caráter dos alunos” ou incapacidade do professor de propor ou mesmo acompanhar
as pesquisas junto com os alunos.
Abordou-se de forma explicativa a diferença sucinta entre plágio parcial,
plágio conceitual, contrafação e a ausência proposital das referências sobre os
autores das obras e dos textos em atividades acadêmicas, ou seja: aviolação aos
direitos autorais.
Discutiu-se como é difícil a proteção dos direitos autorais em um
território que dificulta a proteção da propriedade intelectual, isso devido à
facilidade de violação das obras e a dificuldade de controle dos autores, por
exemplo.
Estaria a origem do problema na “preguiça” que os alunos têm de ler e
resumir ou na "facilidade” com que se pode copiar e colar textos inteiros
ou imagens da internet ?
Outro ponto importante abordado foram as licenças em geral; entre elas
as Licenças Creative Commons. Trata-se
de um sistema alternativo de licenças tradicionais de utilização de obras
protegidas, que permite ao criador de uma obra decidir quais os direitos que
pretende reservar para si, enquanto autoriza o público a trabalhar com base nas
suas ideias.
Foi comentado que os Direitos Autorais no Brasil são garantidos pelo
artigo 5o da Constituição
Federal de 1988, bem como a Lei 9610/98 que prevêem sanções civis e mesmo
criminais aos infratores.
Fez-se uma reflexão sobre a ideia de compartilhamento que tem haver com
participação e colaboração. A ideia de copiar de forma a ser mais um elemento
para o aprendizado.
Nelson Pretto, Professor Associado da Faculdade de Educação
www.faced.ufba.br da Universidade Federal da Bahia (UFBA), uma grande referência no
assunto, que inclusive esteve recentemente em um Seminário na Universidade, foi
citado como um defensor do compartilhamento, até para que se possa viver numa
sociedade mais transparente, como ele disse. Segundo o professor, que é Doutor
em Comunicação pela Universidade de São Paulo e Mestre em Educação pela UFBA, a
cópia e o compartilhamento são mais uma possibilidade para se fazer o
conhecimento.
Foi dito também, que uma pesquisa escolar é um processo que precisa ser
assistido, apoiado e redirecionado enquanto ocorre, não apenas avaliado depois
de finalizado, ou seja, “o abandono intelectual do aluno durante o processo de
pesquisa não é o ideal para o professor que quer que o aluno alcance o
aprendizado” (Antônio, José Carlos, 2013).
* As palestras foram mostradas com o uso de um software auto- explicativo e cativante. E as
apresentações com o zoom deixaram os Seminários muito interessantes.
Logo abaixo, segue o vídeo da apresentação utilizando o programa Prezi.
Você também pode ver este vídeo no YouTube em nosso canal!
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